sábado, 18 de outubro de 2008

Sobre o DAAD e bolsa na alemanha

Boas novas. Na verdade, otimas novas: ganhei uma bolsa pra fazer um curso de alemao na Freie Universitaet Berlin! Recebi o e-mail do DAAD (Deutscher Akademischer Austausch Diesnt - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) faz uns 3 dias e mal pude acreditar na hora que vi! Eu tinha mandando os papeis pra concorrer a essa vaga um pouco antes de vir pra Londres e pra falar a verdade estava esperando ansioso pelo resultado.

Sera um curso de alemao, cultura e literatura alema de um pouco mais de um mes de duracao e comeca no inicio de janeiro. Eu sei que no ano passado foram 6 semanas, nesse ano nao sei ainda ao certo. Pelo que eu entendi tambem, essa bolsa contempla estudantes universitarios do Brasil, Australia e Nova Zelandia. Existem quatro cidades pra fazer esse curso: Berlin, Essen, Freiburg e Leipzig. O melhor de tudo eh que eu estudarei em Berlin, a cidade entre as 4 que eu mais tenho vontade de conhecer/morar por um tempo. Na verdade qualquer cidade seria legal, mas Berlin era a minha primeira escolha.

O DAAD eh um instituto de cooperacao Brasil-Alemanha que da bolsas pra estudantes de graduacao, mestrado, doutorado, escritores, professores, etc. Eu sei que dois escritores brasileiros que eu gosto bastante, Joao Ubaldo Ribeiro e Ignácio de Loyola Brandão, ja moraram na Alemanha as custas do DAAD pra escrever um livro. Eles acabaram escrevendo tambem outro livro cada um contando a experiencia de morar na alemnha. O Joao Ubaldo escreveu "Um brasileiro em Berlin" e o Ignácio de Loyola "O verde violentou o muro", o primeiro mais engracado e leve e o segundo mais critico e incisivo. Quero ler os dois de novo antes de ir!

Um comentário:

Thales Carra disse...

Parabéns Panta!!! Que legal, agora você vai para a Alemanha tbm.....
Tá ficando bem viajado hein...