terça-feira, 14 de outubro de 2008

Dublin


Passei os tres ultimos dias em Dublin, capital da Irlanda. Cheguei la 8 da manha no sabado (sem ter dormido quase nada, tive que sair antes das 3 da manha de casa) e voltei pra Londres segunda no final da tarde. Essa cidade eh muito agradavel, interessante e as pessoas sao bem amigaveis. Muita gente diz que Dublin eh uma mini Londres. Por um lado eh verdade, os pubs estao espalhados por todos lugares, a arquitetura eh bem similar, o tempo eh bem parecido, bastante turistas, etc. Mas como Dublin eh bem menor, o ritmo da cidade muda completamente. Sair de Londres e ir pra Dublin me Lembrou bastante quando eu estava em Buenos Aires e fui pra Montevideo. Sao cidades parecidas em alguns aspectos mas como o tamanho muda bastante, outras coisas se tornam bem diferentes tambem.

O albergue que eu fiquei era simpatico e bem localizado. Ficava numa ruazinha (Litton Lane) bem perto do rio e do centro da cidade. Era soh sair do albergue que eu ja estava no centro da cidade. O legal de Dublin eh que da pra ir pra maioria dos lugares e atracoes a peh. Bom para a saude e pro bolso. Dublin tem um castelo e varias igrejas e catedrais muito antigas. Mas o que eu gostei mesmo foram alguns predios modernos ou as casas coloridas que ficam em frente ao rio.

Os irlandeses adoram beber, acho que ir para o pub eh o apice da diversao deles. Existe uma regiao na cidade chamada Temple Bar onde varios pubs famosos estao localizados. Eh bem legal sair la a noite e caminhar pelas ruas cheias de gente. O pub que eu trabalho em Londres comecou na verdade na Irlanda. Em Dublin eu achei dois deles mas nao cheguei a entrar. E eh em Dublin tambem que fica a fabrica (principal, maior?) da Guinness, aquela cerveja preta e choca, no Brasil ela nao eh muito famosa. Eh o tipo de cerveja que ou voce ama ou odeia. Eu particularmente nao gosto mas mesmo assim fiz o tour pela fabrica. Eu achei que fosse caminhar pela fabrica mesmo e ver o processo produtivo, mas na verdade esse tour eh em uma parte isolada onde conta como a cerveja eh produzida, historia, qualidade, etc. O parte boa do tour eh no final, no 7o andar do predio, onde eles dao uma pint de Guinness. A vista eh incrivel, eh uma sala redonda com vidro por toda a parede.

Outro lugar muito legal em Dublin eh a National Gallery of Ireland. Boa parte do predio da galeria foi construido ha pouco tempo e eh bem interessante. A entrada eh bem alta e cumprida com varias escadas. Achei varios quadros legais, o duro eh que era proibido tirar foto e eu esqueci ja de quase todos os nomes dos pintores. Um que eu me lembro eh o W.B. Yeats, irlandes. Os quadros dele sao bem coloridos e vivos. Tinham tambem quadros de pintores famosos como Van Gogh e Picasso. A ala que eu mais gostei foi a dos pintores irlandeses conteporaneos, vou tentar achar o nome deles. Como na maioria das galerias e museus de Londres, a entrada era gratuita. O bolso agradeceu de novo.

Como Dublin nao eh muito grande e a gente tinha um dia sobrando, eu e a Cristela (minha amiga que mora na mesma casa que eu e companheira de viagem) pegamos um trem e fomos pra uma cidadezinha nos arredores de Dublin chamada Bray. Essa cidade fica na costa e era bem pequena. De Bray nos caminhamos ateh a proxima cidade, Greystones. Deu 2 horas de caminhada! Valeu a pena pela vista, do lado esquerdo o mar e do direito a montanha. Na volta a gente escolheu o trem. Foi bem diferente sair de Dublin e conhecer outros lugares mais calmos na irlanda, mesmo que ainda bem perto da capital.

Eu nao sabia, mas na Irlanda eles tem duas linguas oficiais: o ingles e o celta. Em todas as placas as indicacoes estao nas duas linguas. A lingua celta eh muito diferente, nao tinha nada em comum com o ingles, tinham umas coisas esquisitas tambem como uma palavra que comecava com letra minuscula, depois maiuscula e o resto minusculo de novo, tipo: dUblin.

Na hora de ir embora calculamos errado o tempo do onibus que ia pro aeroporto e quase perdemos o voo, foi por pouco! Eu ja estava comecando a ver o proximo voo pra Londres e nao quero nem pensar mais nisso. Corremos todo o corredor de embarque que nao acabava nunca, no meio dele eu vi uma placa dizendo: "10 minutos andando ateh o terminal". Correndo do jeito que eu corri deve ter dado soh 2. No fim das contas deu tudo certo; a decolagem foi daquelas em que o piloto entra na pista e sem parar ja acelera o aviao e sai do solo.

2 comentários:

Fran disse...

oooo André!!!
ve se coloca foto!!

Bjaum

wal disse...

Quero foto também!!!
Faz tempo que não te vejo, to com saudade!
beijos
ah... gostei muito do post