sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Sobre Londres

O verao: Os ingleses adoram o verao, nessa epoca do ano tem um monte de atracoes ao ar livre como teatro, apresentacoes, cinema, festas, os parques ficam lotados, e como ha parques aqui. As pessoas gostam de sentar do lado de fora dos pubs, tomar sol, etc. Eh incrivel tambem a quantidade de carros conversiveis aqui em londres, e eh claro, quando o tempo esta bom, todos andam com a capota aberta. Outra coisa que eu reparei e achei interessante eh a quantidade de pessoas que correm nas ruas. Eu sempre vejo as pessoas correndo, deve ser o esporte preferido dos ingleses. Muitos correm sozinhos com uma mochila nas costas, tem tambem os casais, e acreditem, ja via ateh casal correndo e empurrando o carrinho de bebe junto! Bebe atleta por osmose, assim eh facil neh! Os dias sao longos, quando eu cheguei soh ficava escuro completamente as 10 da noite. O chato eh que faz umas semanas ja que a temperatura diminuiu, o ceu fechou, chuva e vento estao cada dia mais presentes, o verao ja esta indo embora, se eh que ja nao foi.

Metro x Onibus: Aqui em Londres eu uso o Oyster, um cartao que eu carrego uma vez por semana e posso andar de metro/onibus ou soh onibus. No caso do metro, a cidade eh dividida por zonas circulares, a mais central eh a 1, depois a 2 e assim vai, ateh a 6 se nao me engano. Eu moro na zona 2 e quando compro o passe de metro compro pra zona 1 e 2. Eh muito dificil ir pra zona 3 ou mais, a maioria das atracoes, lugares e empregos estao na zona 1. Quando se compra o passe do metro, nao importa quais zonas, da pra andar tambem de onibus pela cidade toda. Tem a opcao tambem de comprar o passe soh de onibus, eh o mais barato dai. A maioria das semanas eu comprei o passe de metro/onibus, mas ja passei semanas soh com o de onibus tambem. Dependendo pra onde se vai eh ateh melhor e mais rapido ir de onibus. Ja outras rotas ou trechos, eh quase impossivel nao ir de metro, eh o caso pra eu ir pra aula de ingles. De onibus eu demoro mais ou menos 1 hora e meia, com o metro apenas 20 minutos. Se o onibus tem que passar pela Oxford Street (o inferno eh na Terra, eu tenho certeza), pode esquecer. Mas com o onibus eh sempre garantido que voce acha um lugar pra sentar, voce pode olhar a cidade enquanto se desloca, nao eh tao calor quanto o metro, etc. Realmente depende da ocasiao e pressa pra escolher entre um e outro.

Diversidade cultural: Londres eh uma babilonia! Tem gente do mundo todo aqui, varias colonias, racas, religioes, tudo convivendo no mesmo lugar e tempo. Eh muito comum aqui ver mulheres usando a burka, algumas soh com os olhos de fora, outras com o rosto. Existem tambem muitos indianos, todos mini-mercados sao administrados por eles, eh incrivel, a mesma coisa dos coreanos em Buenos Aires. E eh claro, os brasileiros. Eh a coisa mais facil trombar com um brasileiro aqui. Eles estao por todos lugares, nas ruas, aula de ingles, lojas, no trabalho. Eu acho bem interessante essa questao da diversidade cultural, acho legal varias pessoas totalmente diferentes viverem no mesmo lugar. A cidade fica mais rica, existem por exemplo restaurantes do mundo todo aqui em Londres, e muito se deve por causa disso. O problema eh soh na hora de aprender e falar ingles, fica aquela mistureira de sotaques, atrapalha bastante.

Facas e violencia: Quando eu ainda estava no Brasil, eu imaginava Londres um pouco mais segura e calma. Esta uma febre aqui os assassinatos por facas. Quase todo dia sai no jornal uma noticia sobre algum jovem que morreu esfaqueado. Eu acredito que a maioria deles eh por briga entre gangues, mas mesmo assim. Sabado e domingo passado teve o carnaval aqui e a policia fez uma super apreensao de 150 membros de uma gangue de uma vez! Todo mundo ja estava dizendo que esse carnaval ia dar rolo. Soh nao deu porque a policia foi eficiente.

Paranoia inglesa: A policia inglesa e imigracao estao cada vez mais batendo forte na questao dos imigrantes. As penas estao mais rigidas pra quem estiver com visto vencido ou falsificado, em alguns casos eh cadeia mesmo. Arrumar emprego sem visto nao eh tao facil como eu imaginava, ainda bem que eu tenho visto e posso trabalhar. Existem cameras pela cidade toda, te vigiando, monitorando, controlando, nao sei ateh onde isso eh bom e vantajoso, soh sei que o Orwell acertou. Fiquei sabendo esses dias que a policia inglesa da uma recompensa de £ 1.000,00 (dinheiro pra caramba!) pra quem denunciar dois imigrantes em situacao ilegal. Me falaram tambem que a partir do ano que vem os brasileiros precisarao de visto pro Reino Unido, mesmo que for pra turismo. Reino Impenetravel deveria ser o novo nome.

Um comentário:

Anônimo disse...

QUem tem muito frio acaba valorizando o calorzinho né, o verde o sol... Eu aqui em aracaju adoro uma chuvinha... André quero um post com bandas novas e sons estranhos que estão rolando por aí!